Ciência, tecnologia e Comunicações

Para secretário, TV digital pode fortalecer emissoras públicas

22/03/2012 - 16:44  

O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Maximiliano Salvadori, afirmou há pouco que a fase atual de transição do sistema analógico para o digital representa uma grande oportunidade de fortalecimento das televisões públicas. “Estão todos no mesmo status, é o momento de as públicas se fortalecerem com melhor qualidade e massificação da transmissão”, sustentou.

Ainda na opinião de Salvadori, a TV pública pode ser “a ponta de lança de um projeto estruturante para a TV digital no Brasil”. Para isso, ele considera que o mais importante é a criação da infraestrutura. O especialista considera que uma possibilidade é aproveitar o modelo vigente, em que o sinal é distribuído nacionalmente por satélite e difundido localmente por retransmissoras.“Essa alternativa tem o mérito de permitir massificar rapidamente a cobertura pela TV digital”, afirmou. De acordo com cálculos de Salvari, com a adaptação do modelo em vigor seria possível atingir todas as cidades brasileiras com mais de cem mil habitantes, 58% da população, até 2014.

O secretário participa do seminário “Regulação da Comunicação Pública”, organizado pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom) em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Câmara, o seminário ocorre no Auditório Nereu Ramos.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem - Maria Neves
Edição - Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.