Sucesso da comunicação pública depende da inclusão social, diz professor
22/03/2012 - 18:32
O professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) Luiz Fernando Gomes Soares afirmou há pouco que a comunicação pública depende da inclusão social. Para isso, em sua concepção, é preciso dar ao povo “direito não apenas ao acesso à informação, mas também ao conhecimento sobre como gerar e distribuir conteúdo”.
O professor ressaltou que, enquanto 27% da população brasileira têm acesso a computador com internet, nas classes D e E esse índice não passa de 3%. Nesse extrato da sociedade, segundo disse, 81% das pessoas nunca usaram a internet na vida. “No Governo Lula, o acesso à internet cresceu 100%, de 1,5 para 3%. Se continuar nesse ritmo, o País atingirá toda a população em 40 anos”, ironizou.
Ainda de acordo com o professor, o sucesso da TV pública também depende da produção de conteúdos adequados à TV digital, com instrumentos reais de interatividade. “Hoje, ocorre apenas a replicação da web na TV, isso é muito ruim. Precisamos de aplicações muito mais criativas”, afirmou.
Soares participa do seminário “Regulação da Comunicação Pública”, organizado pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom) em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Câmara, o seminário ocorre no Auditório Nereu Ramos.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Maria Neves
Edição - Marcelo Oliveira