Prefeituras podem ajudar Executivo na TV pública digital, diz pesquisador
22/03/2012 - 15:52
O pesquisador do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Takashi Tome, destacou há pouco, durante o seminário “Regulação da Comunicação Pública”, que as prefeituras podem ser boas parceiras do governo federal na discussão sobre o operador de rede nacional da TV Pública Digital. De acordo com ele, no Brasil, 60% das retransmissoras de sinal nos municípios são controladas por prefeituras.
Takashi Tome reclamou também da proposta do Executivo que prevê que esse operador de rede, seja “tocado por empresa estrangeira”. Segundo ele, a justificativa do governo é que a companhia internacional traria capital e tecnologia. Na opinião de Tome, no entanto, “existem outras questões sensíveis”.
O pesquisador argumentou, por exemplo, que o operador irá administrar os sinais de emissoras públicas, como a Empresa Brasil de Comunicação, a TV Câmara e a TV Senado. “São emissoras que se preocupam com a vida da sociedade brasileira e, por isso, recomendamos que a Telebras deveria ser operadora da rede”, acrescentou.
Organizado pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom) em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Câmara, o seminário ocorre no Auditório Nereu Ramos.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Maria Neves
Edição - Marcelo Oliveira