TV pública vem divulgando produções independentes, informa debatedor
Nova lei estabelece cota de produção independente nacional em todos os canais de filmes e seriados da TV por assinatura.
22/03/2012 - 11:01
O assessor da Associação Brasileira de Produtoras Independentes de Televisão (ABPI-TV), Rodrigo Santos, afirmou há pouco que a TV pública brasileira - a TV Brasil - vem privilegiando, em sua programação, produções nacionais e que firmou uma série de parcerias com produtores independentes. Segundo ele, isso possibilitou um novo espaço de divulgação para esses produtores. Durante o Seminário Internacional “Regulação da Comunicação Pública”, ele defendeu o fortalecimento da TV pública brasileira.
Produtor independente é aquele produtor de conteúdos audiovisuais que não tem nenhum vínculo com emissoras de TV. “A mídia pública, como parceira da produção independente, tem o papel de mostrar a importância da produção realizada fora dos canais”, afirmou.
Santos lembrou que a recém-aprovada Lei 12.485/11, ainda em fase de regulamentação, estabelece cota de produção independente nacional em todos os canais de filmes e seriados da TV por assinatura. “Essa cota ainda é muito tímida; ela é cumprida com apenas um filme por semana ou duas séries”, disse. Ele defendeu cotas maiores.
De acordo com o palestrante, os Estados Unidos já tiveram mecanismo semelhante e, assim, o mercado audiovisual no país se fortaleceu. “Todos os países desenvolvidos trabalharam ou trabalham com cotas”, informou, citando, por exemplo, o Canadá e diversos países europeus. Segundo Santos, as produtoras brasileiras hoje têm pouco espaço de divulgação e de veiculação de seus produtos.
O debate prossegue no Auditório Nereu Ramos.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Lara Haje
Edição- Mariana Monteiro