Ciência, tecnologia e Comunicações

Congresso brasileiro é exemplo de comunicação democrática, diz especialista

21/03/2012 - 16:19  

De acordo com a diretora-geral do Canal do Congresso Mexicano, Letícia Salas Torres, atualmente, 54 países permitem a gravação dos processos legislativos. No entanto, a diretora mexicana sustentou não ter encontrado no mundo nenhum caso semelhante ao brasileiro. “Não encontrei outro congresso com transmissão por rádio e TV abertos, e na internet, inclusive com acessibilidade para surdos-mudos. O Congresso brasileiro é um bom exemplo de comunicação democrática”, sustentou.

Segundo Letícia Torres, 34 nações difundem informações legislativas por meio de redes sociais. Outras 37 fazem divulgação de informações por meio de vídeo e alimentam portais ou serviços noticiosos. Estados Unidos, Canadá e Suécia, conforme disse, optaram por delegar sua comunicação legislativa a empresas privadas. “Já a maioria dos países da América Latina optou por canais dependentes das câmaras legislativas”, acrescentou.

Letícia Torres participa do Seminário Internacional “Regulação da Comunicação Pública”, organizado pela Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação com Participação Popular (Frentecom) e pela Secretaria de Comunicação Social da Câmara.

O seminário prossegue no auditório Nereu Ramos.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Maria Neves
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.