Ciência, tecnologia e Comunicações

Para professor, digitalização é oportunidade de multiplicar canais de TV

21/03/2012 - 12:51  

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Marcos Dantas destacou há pouco que a digitalização da televisão é uma oportunidade para a multiplicação dos canais de televisão no Brasil.

Dantas participou do Seminário Internacional “Regulação da Comunicação Pública”, encerrado há pouco. Para ele, uma das mudanças mais significativas, em vários países do mundo, ao longo dos últimos 15 anos, foi justamente o expressivo aumento no número de canais de televisão.

Conforme o professor, até os anos 1980, o número de canais era inferior a 20 ou 10 por país. “Hoje, nas mais importantes economias do mundo, o número de canais supera 300, chegando a mais de 1000 no Reino Unido, Itália e Espanha”, informou. “Esse aumento do número de canais se deve não somente ao modelo de negócios das operadoras de cabo e satélite, mas também a políticas regulatórias que favorecem a multiprogramação viabilizada pela digitalização”, complementou.

Educação e cidadania
Já o presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec), Póla Ribeiro, afirmou que a televisão deve ser parceira no processo de educação e de formação da cidadania do povo brasileiro. “Hoje o brasileiro acha que a televisão é coisa para os poderosos e que ele não pode interferir na TV”, disse. Segundo ele, essa realidade tem de ser mudada.

O seminário prossegue no Auditório Nereu Ramos.

Reportagem – Lara Haje
Edição – Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.