Comunicação pública deve ser independente do governo, dizem debatedores
21/03/2012 - 10:39
O secretário executivo do Ministro das Comunicações, Cezar Alvarez, e o presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara, deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), defenderam há pouco a independência dos meios de comunicação públicos . Os dois participam do Seminário Internacional “Regulação da Comunicação Pública”, promovido pela Câmara.
Para o deputado, os meios de comunicação públicos são a arena para a defesa das minorias, para a construção de novas linguagens e para a participação comunitária e coletiva nas comunicações. “É um instrumento vigoroso de complemento à mídia privada”, disse.
Azeredo acrescentou que se deve buscar um mecanismo alternativo de custeio para as emissoras públicas. “A publicidade pode desviar o caráter público da emissora sem fins lucrativos”, afirmou.
Já Cezar Alvarez destacou que na legislação não há uma definição clara sobre o que é comunicação pública e sobre seus mecanismos de financiamento. Ele afirmou ainda que não se deve ter medo de regulação da comunicação. “Regulação são regras; regras são essenciais para democracia, e não significam censura”, ressaltou.
O seminário prossegue no Auditório Nereu Ramos.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Juliano Pires