Educação, cultura e esportes

Coordenador quer investimento de pelo menos 10% do PIB em educação

20/03/2012 - 16:17  

O coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara, afirmou há pouco, em reunião na Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PL 8035/10), que qualquer estudo sério conclui que é necessário investir pelo menos 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para melhorar a qualidade do ensino no País. “Uma decisão diferente dessa é política, e isso deve ficar claro para a população”, declarou.

Daniel explicou que o Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi) é um indicativo que busca atender padrões mínimos de qualidade para a escola. O CAQi seria um primeiro passo para garantir qualidade e, em dois anos, seria necessário avançar para o CAQ, que seria o padrão de qualidade propriamente dito. Segundo ele, para alcançar esse estágio, é preciso chegar aos 10% do PIB.

Parâmetros
O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) Nelson Cardoso Amaral destacou que é possível escolher vários indicativos para definir a qualidade que se deseja para a educação. “É preciso levar em conta o que queremos e em quanto tempo vamos chegar lá”, afirmou.

De acordo com Amaral, se o País aplicar 10% do PIB, atingirá padrões próximos aos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que é de 6 mil dólares por aluno entre 2020 e 2030. Se forem aplicador 8% do PIB, informou ele, esse patamar será atingido entre 2030 e 2040 e, se for aplicado 7% ,só se aproximará dos valor investido pelas nações ricas entre 2040 e 2050.

A audiência ocorre no Plenário 10.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Marcelo Oliveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 8035/2010

Íntegra da proposta