Política e Administração Pública

Acordo entre Câmara e Banco Central facilita troca de informações

16/02/2012 - 14:54  

Beto Oliveira
Sérgio Sampaio, secretário-geral da Mesa Diretora da Câmara (C), aperta a mão do secretário-executivo do BC, Luiz Edson Feltrim (E)
Sérgio Sampaio, secretário-geral da Mesa (C), com o secretário-executivo do BC, Luiz Edson Feltrim (E).

A Câmara dos Deputados e o Banco Central acertaram, nesta semana, um amplo acordo de cooperação que deverá impactar o trabalho de diversos setores técnicos das instituições, envolvendo desde a troca de informações, passando pelo compartilhamento de sistemas de tecnologia e até pelo intercâmbio cultural.

Segundo o presidente da Câmara, Marco Maia, o acordo busca facilitar o acesso aos trabalhos desenvolvidos na Casa. “A Câmara, nos últimos anos, se abriu muito para a sociedade, mas se abriu pouco para as instituições”, explica.

De acordo com o chefe-adjunto da Assessoria Parlamentar do BC, Eduardo Vítor Pontes Carneiro, o primeiro evento de cooperação será uma exposição conjunta, no Salão Negro da Câmara, com obras do pintor Cândido Portinari. Em 2012, completam-se 50 anos da morte do artista. A exposição deverá ser realizada entre os meses de maio e julho próximos.

Informações
Do ponto de vista legislativo, o secretário-geral da Mesa da Câmara, Sérgio Sampaio, destaca que o acordo permite a possibilidade de haver trocas de informações relevantes para a Câmara, que passará a acessar os dados da política econômica em formato mais adequado para análises dos deputados, das comissões e da Consultoria Legislativa.

Sampaio lembra também que o acordo poderá dar maior objetividade ao trabalho legislativo, permitindo uma triagem que facilitará o cruzamento de dados e a fiscalização parlamentar. “Uma CPI que peça a quebra de sigilo de alguma conta bancária ao Banco Central, por exemplo, recebe atualmente uma grande quantidade de documentos em papel. Com o acordo, essas informações poderão ser encaminhadas por meio eletrônico, cabendo ao relator apenas selecionar os documentos que interessam”, exemplifica.

Da Reportagem
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.