Discursos podem ser lidos no Portal da Câmara meia hora depois de pronunciados
O banco de discursos reúne pronunciamentos feitos em Plenário desde 1946 e em aproximadamente 11 mil reuniões desde 1999.
15/02/2012 - 18:31
A busca por discursos no site da Câmara dos Deputados está mais simples. A categorização e a organização dos cerca de 750 mil registros de pronunciamentos de deputados, de autoridades e de convidados, em setembro do ano passado, tornou mais intuitiva a localização de debates históricos, discursos relacionados a momentos específicos do País e registros instantâneos do que é dito na Casa. A criação do banco de discursos na internet permite que o internauta tenha acesso aos registros do que é dito no Plenário e ao pronunciamento completo em até 30 minutos após encerrados.
Pelo Portal, é possível ler também a íntegra e o sumário dos pronunciamentos nas reuniões das comissões e o histórico de debates indexado por orador, assunto ou palavra enunciada. Só em 2011, foram 1,3 mil horas de registros no Plenário e 1,4 mil horas nas comissões.
O Painel de Discursos apresenta registros de debates e votações em destaque na Câmara dos Deputados, selecionados em razão do seu impacto na agenda política do País e da repercussão entre a opinião pública. Entre os conteúdos já postados estão Copa 2014 e Olimpíadas 2016, criação e desmembramento de Estados, Desvinculação das Receitas da União (DRU), hospitais universitários, Plano Nacional de Educação e reforma política.
Além disso, há uma seleção de discursos memoráveis da história da Câmara. O banco de discursos reúne pronunciamentos feitos em Plenário desde 1946 e em aproximadamente 11 mil reuniões desde 1999 e aumenta a cada dia.
De acordo com a diretora do Departamento de Taquigrafia, Revisão e Redação, Cássia Regina Ossipe Martins Botelho, o objetivo das mudanças foi tornar mais visível os registros, muito buscados por historiadores, jornalistas e autoridades. “É preciso lembrar que o que é dito na Câmara é do interesse de todos”, destaca Cássia.
Portal Dados Abertos
Cássia acrescenta que os registros taquigráficos da Câmara farão parte do Portal Dados Abertos, sistema de informação lançado no ano passo pelo governo brasileiro para agregar dados criados ou mantidos pela administração pública. Ela explica que o trabalho de aperfeiçoamento continua especialmente no registro do acompanhamento online dos discursos. “Percebemos que ainda há uma dificuldade de pesquisar o que é instantâneo do que é discurso consolidado”, explica.
Escrevendo a História
O acesso a discursos memoráveis proferidos no Plenário do Congresso Nacional ou da Câmara dos Deputados está disponível no link “Escrevendo a História”. “O espaço ficou reservado a momentos notáveis da história brasileira”, explica a chefe da Coordenação de Histórico de Debates do Departamento de Taquigrafia da Câmara dos Deputados, Vilma Pereira.
O conteúdo está separado sob os títulos de:
“Discursos em Destaque” – com pronunciamentos de Deputados em momentos de crise política ou de comemoração cívica;
“Visitantes” – discursos de autoridades estrangeiras em visita oficial ao Brasil; e
“Destaque de Matérias” – assuntos de repercussão no Congresso Nacional e na vida do País como Constituinte 1987-1988, Lei da Anistia e 50 anos de Brasília.
Como acessar
A pesquisa dos discursos pode ser feita no Portal da Câmara, na aba “Deputados” e depois “Discursos e Notas Taquigráficas”. A partir dessa aba, na lateral esquerda, é possível acessar o ”Painel de Discursos” e o “Escrevendo a História”, entre outros destaques.
Reportagem – Rachel Librelon
Edição – Regina Céli Assumpção