Educação, cultura e esportes

Atletas olímpicas falam da falta de apoio para mulheres no esporte

14/12/2011 - 17:35  

A ex-jogadora de vôlei de praia, Jaqueline Silva, falou agora há pouco sobre as diferenças salariais entre atletas nas modalidades feminina e masculina, e sobre a falta de apoio para as mulheres no esporte. Ela ganhou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Atlanta, em 1996, e lembrou que, na volta ao Brasil, percebeu que a discriminação com as mulheres continuava. "Os jogadores de vôlei ganhavam mais que as jogadoras, e o argumento era de que o vôlei masculino era mais difícil [risos]. Temos que evoluir", disse.

Já a ex-jogadora de vôlei, Leila, se emocionou ao lembrar sua história. Disse que foi obrigada a enfrentar o pai dela, que era contra a filha ser jogadora, e saiu de casa aos 17 anos, quando deixou Brasília e foi morar em Belo Horizonte. "Meu pai queria que eu me formasse, casasse e tivesse filhos, mas eu era atleta. Disse para minha mãe que disputaria uma olimpíada. Quatro anos depois estava em Atlanta", contou. Leila afirmou ainda que o Brasil é uma potência no esporte que precisa ser mais explorada.

As ex-atletas participam de audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto para discutir a participação das mulheres no esporte.

A jogadora de futebol do Atlético Mineiro Amanda Miranda, que também participa do debate, disse que recebe R$ 600 por mês para ficar no clube o dia todo, treinar, viajar e participar das competições. Ela afirmou que há meninas que não conseguem viajar para ver a família há dois anos por falta de dinheiro.

A jogadora reivindicou tratamento igualitário para homens e mulheres no esporte. "Poderia ser organizado um campeonato brasileiro feminino. O Brasil é o País do futebol, mas estamos perdendo para o Japão e para os Estados Unidos porque eles investem. Com esporte a gente consegue tirar as meninas da rua e até da prostituição", destacou.

A audiência pública ocorre no Plenário 5.

Continue acompanhando esta cobertura.

Reportagem – Jaciene Alves
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.