Cidades e transportes

Projeto obriga impressão da placa na cobertura de caminhões-baú

07/12/2011 - 19:52  

Brizza Cavalcante
Antonio Bulhões
Bulhões: o projeto pode levar ao esclarecimento do delito ou à redução dos prejuízos causados por ele. 

A Câmara analisa o Projeto de Lei 1787/11, do deputado Antonio Bulhões (PRB-SP), que altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – 9.503/97) para tornar obrigatória a impressão dos caracteres da placa de identificação dos caminhões-baú na cobertura do baú. Conforme o projeto, a medida deverá ser regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O principal objetivo, segundo o autor, é facilitar a identificação do veículo roubado, sobretudo quando trabalhos de busca aérea forem realizados. “O roubo de cargas transportadas em caminhões segue se repetindo com frequência no País, trazendo muitos prejuízos para os transportadores, industriais e comerciantes”, afirma Bulhões.

Para o deputado, o combate ao crime deve ser contínuo, mesmo que por meio de mudanças discretas. “Penso que medidas como essa podem levar ao esclarecimento do delito ou à redução dos prejuízos causados por ele”, sustentou.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Marcelo Westphalem

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.