Economia

Câmara rejeita isenção de IPI para fiscais

28/11/2011 - 17:33  

Beto Oliveira
Audifax
O relator, Audifax, lembrou que a proposta contraria a LDO e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Comissão de Finanças e Tributação rejeitou, na última quarta-feira (23), proposta que isenta fiscais do pagamento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis.

A medida está prevista no Projeto de Lei 2614/07, do deputado João Dado (PDT-SP), que limita o benefício aos fiscais federais agropecuários e do trabalho e aos fiscais fazendários que comprarem carros de fabricação nacional com motores inferiores a 2.0 cilindradas.

Como o projeto tramita de forma conclusiva e a Comissão de Finanças e Tributação é a única responsável pela sua análise de mérito, a proposta será arquivada, a menos que haja recurso para análise em Plenário.

A proposta mantém a cobrança do IPI para os itens opcionais dos veículos comprados. Além disso, estabelece o prazo mínimo de três anos para que o fiscal permaneça com o carro isento, sob pena de perda do benefício.

Falta previsão orçamentária
As medidas previstas no PL 2614/07, contudo, segundo seu relator, deputado Audifax (PSB-ES), são incompatíveis com a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2011 (LDO - Lei 12.309/10) e com a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar 101/00). Isso porque essas normas exigem estimativa do impacto orçamentário-financeiro nas propostas que autorizem diminuição da receita da União. Além disso, segundo a LDO, os projetos com benefícios financeiros devem ter cláusula de vigência de até cinco anos.

Reportagem – Carolina Pompeu
Edição - Juliano Pires

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2614/2007

Íntegra da proposta