Começa seminário sobre ações contra a homofobia no Plano de Educação
23/11/2011 - 15:12
Começou há pouco o seminário Plano Nacional de Educação - mobilização nacional por uma educação sem homofobia. Na abertura do encontro, a presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), ressaltou que as entidades que representam a população de gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros (LGTB) “dão um salto muito grande quando propõe a inclusão do combate à homofobia no Plano Nacional de Educação”.
Na opinião da parlamentar, a educação representa o “principal instrumento para garantir o Brasil diverso, que luta pelo combate às desigualdades”.
Já o deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), representante da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT na Câmara, ressaltou que o objetivo do encontro é discutir não só os direitos da população LGBT, mas a qualidade da educação. “Esse fórum quer debater educação de qualidade, que requer melhor formação de professores, salários dignos, mas também um currículo para formação de cidadãos que respeitem a dignidade humana”, sustentou.
Participam do encontro:
- a presidente da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Toni Reis;
- a secretária-geral da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), Irina Bacci;
- a vice-presidente da ABGLT, Keila Simpson;
- a pesquisadora do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis), Débora Diniz;
- a coordenadora de Juventude e Políticas Públicas da Faculdade Latino-Americano de Ciências Sociais, Miriam Abramovay;
- o diretor da ABGLT, Beto de Jesus;
- o secretário-executivo do Conselho Nacional LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Igo Martini; e
- o coordenador-geral de Direitos Humanos do Ministério da Educação, Fábio Meirelles Hardman de Castro.
O debate, promovido pelas comissões de Legislação Participativa; de Direitos Humanos e Minorias; e de Educação e Cultura, ocorre no Plenário 3.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem - Maria Neves
Edição – Regina Céli Assumpção