Saúde

Parlamentares cobram do governo novo modelo de política antidrogas

29/06/2011 - 20:24  

Brizza Cavalcante
Eduardo da Fonte
Eduardo da Fonte pediu apoio às comunidades terapêuticas.

Reunidos nesta quarta-feira com o vice-presidente da República, Michel Temer, deputados e outros integrantes do grupo de trabalho Pauta Brasil de Combate às Drogas cobraram a revisão do modelo de combate às drogas. O grupo entregou a Temer o documento final sobre os trabalhos realizados por deputados, especialistas e representantes de instituições que atuam diretamente contra as drogas.

De acordo com o coordenador do grupo, deputado Eduardo da Fonte (PP-PE), a recuperação dos usuários é um dos pontos que precisam de ajustes, com o financiamento das comunidades terapêuticas.

“É preciso que o governo dê apoio efetivo às comunidades terapêuticas, entidades importantes na recuperação de usuários e que hoje sobrevivem da filantropia ou do apoio de entidades religiosas”, avaliou o deputado, que é o 2º vice-presidente da Câmara.

Segundo ele, o País tem hoje 2 milhões de dependentes químicos, mas o sistema público só dispõe de 900 leitos. O orçamento da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) também seria insuficiente para essa demanda, já que apenas 4% das verbas destinadas à pasta é empregada na recuperação.

Eduardo da Fonte também reconhece avanços nessa discussão. Segundo ele, a presidente Dilma Rousseff já criou um grupo interministerial para discutir a articulação com as comunidades terapêuticas. “Esse foi um resultado prático do Pauta Brasil, que levou essa questão até o Executivo”, ressaltou.

O deputado também cobrou o reforço no controle das fronteiras. “O Brasil não produz cocaína, óxi ou fuzil AR-15, isso tudo chega ao País pelas nossas fronteiras”, disse.

No começo de junho, o grupo esteve com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para entregar o mesmo documento, que propõe, entre outros pontos, mudanças na gestão dos recursos federais disponíveis para o combate às drogas, ajustes na legislação, garantia de recursos no Orçamento da União, fortalecimento da rede para atendimento e reinserção social de dependentes, investimento e reorganização das estratégias policiais, especialmente nas fronteiras.

Reportagem - Carol Siqueira
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.