Diretora defende política nacional de proteção a autistas
21/06/2011 - 15:58
A diretora administrativa da Associação em Defesa dos Autistas, Berenice Piana, pediu há pouco apoio para a aprovação do Projeto de Lei 1631/11, do Senado, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Berenice, que participa de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Minorias sobre a inclusão social dos autistas, mostrou fotos de asilos onde pessoas com autismo são tratadas como animais e vivem trancadas em celas com fezes espalhadas e sem roupa. “Precisamos garantir direitos mínimos para esses cidadãos”, destacou.
Já a presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil, Adriana Alves, ressaltou que é fundamental a sociedade se conscientizar da gravidade dos problemas enfrentados pelas famílias de autistas. Ela defendeu que todos os autistas tenham direito a terapias que hoje estão restritas a poucos pacientes.
A audiência prossegue no Plenário 9.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Vania Alves/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira