Política e Administração Pública

Para Marco Maia, Ideli Salvatti manterá boa relação entre governo e Congresso

13/06/2011 - 19:01  

O presidente da Câmara, Marco Maia, participou nesta segunda-feira, no Palácio do Planalto, da cerimônia de posse da nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti.

Para Marco Maia, a alteração no comando da secretaria, que faz a articulação política entre o Executivo e o Legislativo, vai dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo feito. "Neste primeiro semestre, tivemos votações importantes na Câmara e todas as propostas que foram feitas pelo governo e que eram justas e necessitavam de uma aprovação e de votações no Congresso Nacional aconteceram de forma normal, tranquila", afirmou.

Na mesma cerimônia, o ministro Luiz Sérgio, que deixou a pasta de Relações Institucionais, assumiu o Ministério da Pesca.

Ao deixar o cargo, Luiz Sérgio afirmou que fez o possível para manter uma boa relação entre os dois poderes enquanto esteve à frente da secretaria. "Neste período o governo conseguiu ver aprovadas 21 medidas provisórias na Câmara e 18 no Senado. Também foram aprovados cinco projetos de lei do Poder Executivo, entre eles o que estabelece novas regras para o salário mínimo e o que cria o Sistema Único de Assistência Social, além de 22 acordos internacionais, entre eles o tratado de Itaipu e a criação da Unasul. Paralelamente, a Secretaria de Relações Institucionais deu seguimento ao diálogo permanente entre prefeitos e governadores", ressaltou.

Já a nova ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, garantiu que vai manter sempre um canal com os deputados e senadores. "Para cada projeto em tramitação no Congresso, abrirei um canal de comunicação onde a argumentação será a arma dos que desejam de fato contribuir para a aprovação dos grandes temas nacionais. Meu trabalho será o de conversar, conversar, conversar, negociar. Todos, governo e oposição podem e devem contribuir para viabilizar a boa relação entre o Legislativo e o Executivo."

Dilma
A presidente Dilma Rousseff agradeceu aos ministros e lembrou que há ainda muito trabalho no controle da inflação, na garantia da estabilidade e do crescimento do País. "Do meu ponto de vista, não existe dicotomia entre um governo técnico e um governo político. Valorizo muito a capacidade técnica e a gestão eficiente até porque nenhum país do mundo conseguiu um padrão elevado de desenvolvimento sem eficiência nas suas atividades governamentais e absorção das técnicas mais avançadas disponíveis. A afinidade do meu governo com a política se manifesta no imenso respeito pelo Congresso Nacional e pelo Poder Judiciário, base dos poderes constituídos junto com o Executivo", afirmou.

Dilma Rousseff convocou todos os ministros no empenho para erradicar a miséria do País, auxiliando na implantação do Plano Brasil sem Miséria.

Reportagem – Karla Alessandra/Rádio Câmara
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.