Política e Administração Pública

Demissão de Palocci prejudica sua convocação, diz líder do DEM

07/06/2011 - 18:39  

O líder do DEM, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), afirmou que, com a demissão do ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, ficam prejudicadas tanto sua convocação pela Comissão de Agricultura quanto a questão de ordem apresentada pelo PT no Plenário questionando a convocação.

ACM Neto disse que a oposição tentará agora um convite para que Palocci compareça à Câmara como pessoa física para explicar seu aumento patrimonial de 2006 a 2010. Segundo o jornal Folha de S. Paulo, o patrimônio do ex-ministro aumentou quatro vezes nesse período.

Palocci entregou nesta tarde carta de demissão à presidente, Dilma Rousseff, segundo divulgou há pouco a assessoria de imprensa da Casa Civil.

“O ministro considera que a robusta manifestação do Procurador Geral da República confirma a legalidade e a retidão de suas atividades profissionais no período recente, bem como a inexistência de qualquer fundamento, ainda que mínimo, nas alegações apresentadas sobre sua conduta. Considera, entretanto, que a continuidade do embate político poderia prejudicar suas atribuições no governo. Diante disso, preferiu solicitar seu afastamento”, informa nota divulgada pela Casa Civil.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, decidiu ontem arquivar as representações protocoladas contra Palocci. Ele declarou que a evolução patrimonial do agora ex-ministro não se enquadraria em matéria penal e que, portanto, não caberia investigação pelo órgão. Gurgel também enviou o material sobre o ex-ministro para a Procuradoria da República do Distrito Federal, para que seja avaliada a suposta prática de improbidade administrativa.

Reportagem – Carol Siqueira
Edição – Marcos Rossi

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.