Meio ambiente e energia

Presidente de comissão anuncia acordo para plantio de 22 mil árvores

07/06/2011 - 15:42  

O presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara, deputado Giovani Cherini (PDT-RS), anunciou a possibilidade de um acordo com a empresa Itaipu Binacional para o plantio de 22 mil mudas de árvores, em todo o País. Segundo estudos técnicos, essa medida poderia neutralizar a emissão, pelo Congresso Nacional, de gases causadores do efeito estufa.

Durante a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, Cherini cobrou o apoio das presidências da Câmara e do Senado para a formalização de um convênio. Segundo o deputado, amanhã, durante seminário na Câmara, o superintendente de Meio Ambiente da Itaipu Binacional, Jair Kotz, deverá anunciar a disposição da empresa em arcar com os custos do projeto.

“Como presidente da Comissão de Meio Ambiente, tenho a convicção de que é preciso dar o exemplo fazendo o dever de casa”, disse Cherini, ao comentar o plantio das árvores para neutralizar a emissão de gases causadores do efeito estufa. “Começaremos a ficar quite com a sociedade”, continuou.

Protagonismo
Ao também lembrar que o Brasil será sede da Rio+20 em 2012, o presidente da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), afirmou que o País precisa assumir uma posição de liderança no cenário ambiental mundial.

"Nós devemos assumir o compromisso de liderar a transição de uma encomia tradicional para uma economia verde", disse o senador, ao defender a inclusão na legislação de mecanismos que permitam ao produtor rural ser mais beneficiado pela preservação ambiental do que com desmatamento.

Giovani Cherini também ressaltou a vocação brasileira para o desenvolvimento sustentável e disse acreditar que o Brasil será protagonista dos debates da Rio+20, no próximo ano.

Da Redação/RM

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.