Cultura Viva estimula manifestações populares, dizem ativistas
26/05/2011 - 12:04
O representante do Movimento Nacional dos Pontos de Cultura Geo Britto e o idealizador do Programa Nacional de Cultura, Educação e Cidadania (Cultura Viva), o historiador Célio Turino, defenderam a aprovação do Projeto de Lei 757/11, que torna o Cultura Viva um programa permanente do Ministério da Cultura (MinC). Para eles, o programa reconhece e estimula as manifestações da arte popular e ainda gera empregos.
Britto e Turino participam de audiência pública da Comissão de Educação e Cultura sobre o PL 757/11. Além de incorporar o programa à política cultural permanente do Estado, o projeto, de autoria da deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), garante recursos orçamentários para a sua execução.
Criado pelo MinC em 2005, o Cultura Viva engloba diversos projetos como os Pontos de Cultura (que articula trabalhos culturais locais); os Pontos de Mídia Livre (que desenvolve novas mídias e ferramentas de comunicação compartilhadas e colaborativas); a Ação Griô (criada para valorizar a tradição oral); e o Cultura Digital (destinado a desenvolver plataformas de produção e difusão cultural em ambientes da internet e suportes audiovisuais).
A audiência prossegue no plenário 2.
Continue acompanhando esta cobertura.
Reportagem – Lara Haje
Edição – Juliano Pires