Comissão coleta informações sobre catástrofes na região serrana do Rio
20/05/2011 - 17:05
A Comissão Especial da Câmara dos Deputados destinada a apresentar propostas de medidas preventivas diante de catástrofes climáticas realizou reunião no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (20), na Assembleia Legislativa. O objetivo foi a troca de informações e experiências com a CPI da Alerj que investiga os responsáveis pela tragédia das chuvas na região Serrana do estado.
No Rio, os deputados também conheceram os sistemas de alerta de chuvas e risco de deslizamentos de encostas do Instituto de Geotécnica do Rio (Fundação GeoRio), e participaram de um encontro com o Secretário Nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, na Universidade Federal Fluminense.
“A cidade do Rio está com uma capacidade invejável, que outros países nem sequer têm. Agora, o estado precisa chegar a esse patamar, porque há muitas cidades no entorno, municípios pequenos que dependem de uma estrutura maior”, explicou a presidente da comissão, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC).
A programação prossegue neste sábado (21), com visita às áreas atingidas por desastres nos municípios de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis. Em janeiro, fortes chuvas provocaram deslizamentos e enchentes nessas cidades, causando a morte de mais de 900 pessoas, e deixando milhares de desabrigados.
O grupo de parlamentares já esteve em Santa Catarina e ainda deverá visitar estados do Nordeste. “Precisamos de informações e conhecer experiências para elaborar o projeto do Código de Proteção Civil, que será apresentado pela comissão ainda neste ano. Uma das questões é a elaborar uma proposta de comando unificado em caso de tragédias”, disse a deputada Luci Choinacki (PT-SC), que integra a comitiva que está no Rio.
Medidas de prevenção
A Comissão Especial de Medidas Preventivas diante de Catástrofes foi criada neste ano para realizar estudos e levantamentos sobre áreas de risco, ações preventivas e o trabalho de reconstrução urbanística e recuperação econômica das áreas afetadas por enchentes e deslizamentos.
A criação do colegiado foi sugerida após enchentes e deslizamentos ocorridos no início do ano em municípios do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais. O relator da comissão é o deputado Glauber Braga (PSB-RJ). No retorno da viagem, os deputados devem realizar audiências com os ministérios da Integração Nacional, da Saúde, e da Ciência e Tecnologia para discutir ações integradas por parte do governo federal em resposta às catástrofes.
* Matéria atualizada às 18h10.
Da Redação/RM