Segurança

Deputado sugere qualificação profissional para ex-usuários de drogas

11/05/2011 - 10:24  

Saulo Cruz
Dep. Givaldo Carimbão(PSB- AL, relator), Caetana Juracy Rezende, Dep. Reginaldo Lopes(PT-MG, presidente), Ana Lúcia Alencastro e Maria Pavese Porto
Comissão sobre Combate às Drogas realizou audiência pública nesta terça-feira.

O presidente da Comissão Especial sobre Políticas Públicas de Combate às Drogas, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), sugeriu que o governo federal crie um segmento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) para qualificar e reinserir ex-usuários de drogas no mercado de trabalho. Ele propôs que a iniciativa seja adotada em parceria com as 3.500 unidades terapêuticas e acolhedoras de dependentes químicos no País.

A ideia foi apresentada à coordenadora de Empreendedorismo Juvenil do Ministério do Trabalho, Ana Lúcia de Alencastro, durante audiência pública realizada na terça-feira (10) pela comissão.

Reginaldo Lopes lembrou que o modelo de parceria com entidades da sociedade civil já funciona no Projovem Rural, que é desenvolvido com a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag).

Ana Lúcia de Alencastro respondeu ao deputado que o ministério vai avaliar a sugestão, por meio de um estudo de viabilidade. Ela disse que o governo já promove parcerias no caso de programas de qualificação profissional em presídios, que têm o apoio de prefeituras.

Saiba mais sobre a comissão

Da Redação/Rádio Câmara

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.