Política e Administração Pública

Fontana deve propor financiamento público exclusivo de campanha

05/05/2011 - 16:42  

O relator da Comissão Especial da Reforma Política, deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse que o financiamento exclusivamente público de campanhas eleitorais deverá ser o primeiro ponto confirmado em seu parecer.

“Há uma maioria muito sólida se constituindo a favor do financiamento público exclusivo de campanha, o que é algo muito positivo para a democracia brasileira. Hoje a população paga pela eleição sem saber de que forma – e muitas vezes incentivando ilegalidades. O financiamento público é uma das armas mais poderosas que temos para combater a corrupção. Por isso, é muito grande a tendência de adotar essa proposta”, disse.

Fontana afirmou que poderá sugerir a adoção de um sistema misto nas disputas proporcionais para o Legislativo, que combine o voto nas listas definidas pelos partidos com o voto nominal nos candidatos. “A composição dos parlamentos seria feita metade pela votação na lista e metade pelo voto nominal”, declarou.

O relator elogiou a audiência pública realizada nesta quarta-feira e viu no evento a prova de que a sociedade está compreendendo a necessidade de realização de uma reforma política focada no financiamento público e na composição da lista de candidatos.

“Sinto que há compreensão das lideranças de que estamos nos desgastando a cada eleição. Quando a sociedade critica a política, precisamos trazê-la para discutir os problemas do sistema, mudar os eleitos não adianta, porque o problema está no sistema”, disse Fontana.

Reportagem – Rodrigo Bittar e Ginny Morais/Rádio Câmara
Edição – Ralph Machado

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.