Trabalho, Previdência e Assistência

Comissões vão discutir qualificação profissional no Brasil

28/04/2011 - 18:34  

As comissões de Educação e Cultura; de Trabalho, Administração e Serviço Público; e de Seguridade Social e Família vão realizar audiência pública em conjunto para discutir o Plano Estratégico e Integrado de Qualificação Social e Profissional de abrangência nacional.

A iniciativa do debate é do deputado Paulo Freire (PR-SP). O parlamentar lembra que o Brasil está entre as dez nações mais ricas do mundo e alcançou apenas a 73ª posição em relação a investimentos em educação. Segundo ele, para entender a questão basta analisar os números do Produto Interno Bruto (PIB). Enquanto a média global aponta investimentos na ordem de 10% do PIB, a média brasileira não passa de 4%.

“Além disso, existe outro agravante que é a falta de mão de obra profissionalizada gerando uma expectativa de um apagão profissional”, observa o parlamentar. Para ele, é fundamental que se invista em educação e qualificação profissional. “A solução pode estar na implementação de um Plano Estratégico e Integrado de Qualificação Social e Profissional com abrangência nacional.”

Devem ser convidados para o debate representantes dos Ministérios da Educação; do Trabalho e Emprego; e de Desenvolvimento Social e Combate a Fome.

A data da audiência não foi definida.

Da Redação/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.