Deputado cobra ação de estados e municípios em programa para gestantes
27/04/2011 - 12:18
O deputado Odair Cunha (PT-MG), vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Vida – Contra o Aborto, defendeu hoje a participação de estados e municípios no programa Rede Cegonha para viabilizar sua implantação efetiva. Ele participa do 4º Encontro Brasileiro de Legisladores e Governantes pela Vida, promovido pela frente.
Ele afirma que o programa coincide com as políticas defendidas pela frente e constitui uma ação afirmativa em defesa da vida. O deputado Leonardo Monteiro (PT-MG), coordenador para a Região Sudeste da Frente parlamentar contra o aborto, também defendeu o programa e considera que as ações previstas atendem a princípios defendidos pelo grupo parlamentar, instalado hoje.
A Coordenadora do programa Rede Cegonha do Ministério da Saúde, Maria Esther de Albuquerque Vilela, apresentou as ações básicas do programa durante o evento. Lançado há um mês pela presidente Dilma Rousseff, o programa tem o objetivo de garantir às mulheres brasileiras, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), atendimento adequado desde o início da gravidez até o segundo ano de vida do bebê.
Segundo Maria Esther, o programa assegura o direito à gravidez, parto e pós-parto seguros e humanizados, além de acesso ao planejamento familiar. À criança, é garantido o direito a um nascimento seguro e a um crescimento saudável. Com a iniciativa, o governo quer reduzir os índices de mortalidades materna e infantil no País.
Atendimento
Segundo Maria Esther, o programa, que tem como público alvo 61 milhões de mulheres em idade fértil, será uma oportunidade de garantir atendimento integral às mulheres brasileiras. Ela explicou que o programa garante, por exemplo, 18 exames clínicos e laboratoriais, consultas médicas e reuniões educativas, entre outras ações.
Reportagem - Noéli Nobre
Edição - Juliano Pires