Ciência e Tecnologia fará audiência sobre vazamentos radioativos
15/04/2011 - 13:19
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática vai realizar audiência pública para obter esclarecimentos sobre contaminações provenientes do vazamento de gases radioativos. De acordo com os autores do requerimento, deputados Newton Lima (PT-SP) e Takayama (PSC-PR), após o vazamento de energia nuclear ocorrido na usina de Fukushima, no Japão, é preciso que a utilização dessa energia seja reavaliada.
Takayama argumenta que, apesar do domínio científico sobre o processo de criação da energia nuclear, ainda há falhas operacionais no processo de geração. Já Newton Lima ressalta a preocupação com os riscos para a saúde humana em eventuais acidentes em usinas nucleares.
Foram convidados para a audiência o diretor de Projetos do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), José Augusto Perrotta; e o presidente da Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen), Odair Dias Gonçalves.
Usinas
Atualmente existem mais de 400 usinas nucleares em operação no mundo. A maioria delas se encontra nos Estados Unidos, França, Inglaterra e países do Leste Europeu. No Brasil, as pesquisas no campo dos reatores nucleares vêm sendo realizadas há mais de 50 anos. O primeiro reator nuclear de pesquisas na América do Sul foi construído pela Universidade de São Paulo.
A data da audiência ainda não foi definida.
Da Redação/PCS