Agropecuária

Frente da Agricultura Familiar será lançada hoje

15/03/2011 - 12:44  

Será relançada hoje a Frente ParlamentarÉ uma associação suprapartidária destinada a aprimorar a legislação referente a um tema específico. As frentes podem utilizar o espaço físico da Câmara, desde que suas atividades não interfiram no andamento dos outros trabalhos da Casa, não impliquem contratação de pessoal nem fornecimento de passagens aéreas. As frentes parlamentares estão regulamentadas pelo ato 69/05, da Mesa Diretora. Em tese, deveriam conter 1/3 dos integrantes do Legislativo, mas na prática esse piso não é exigido.  da Agricultura Familiar. O grupo é formado por 223 deputados e tem como coordenador provisório o deputado Assis do Couto (PT-PR).

“Dada a importância da agricultura familiar para o Brasil, é fundamental que o Congresso Nacional esteja permanentemente atento às suas necessidades e debatendo os temas de interesse dos agricultores e das organizações que representam o setor”, disse Assis do Couto.

O deputado ressalta que a agricultura familiar emprega a maior parte da mão de obra ocupada no campo (12,3 milhões de pessoas) e tem participação importante na produção dos alimentos que compõem a cesta básica.

Assis do Couto lembra que, de acordo com o último censo agropecuário do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2009, a agricultura familiar era responsável por 87% da produção nacional de mandioca, 70% da produção de feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo. “Na pecuária, o trabalho dessas famílias produtoras responde por 58% do leite, 59% do plantel de suínos, 50% da produção de aves e 30% dos bovinos”, disse o parlamentar.

O ato de lançamento da frente está previsto para as 17 horas, no plenário 2.

*Matéria atualizada em 15/03.

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.