Economia

Presidente da Câmara recebe reivindicações da ministra da Pesca

16/02/2011 - 18:23  

Rdolfo Stuckert
Marco Maia informou à ministra que apresentará aos líderes uma pauta de projetos sobre pesca e aquicultura.

O presidente da Câmara, Marco Maia, reuniu-se, nesta quarta-feira, com a ministra da Pesca e Aquicultura, Ideli Salvatti. No encontro, a ministra pediu o apoio de Marco Maia à viabilização de projetos relacionados ao setor pesqueiro e a aquicultura. Marco Maia disse que irá estudar o assunto e apresentar aos líderes a possível pauta de projetos.

Ideli ressaltou algumas prioridades como o combate à miséria, em que o ministério já desenvolve atividades de inclusão social. Outra prioridade destacada é a necessidade do aumento da produção, industrialização e modernização da frota pesqueira e, assim, o barateamento dos custos.

De acordo com dados da ministra, o Brasil produz 1,2 milhão de toneladas de peixe por ano, o que não supre o consumo do mercado do País.

Criação nas hidrelétricas
Outro ponto discutido foi o aumento da capacidade da aquicultura. A legislação brasileira permite que 1% da lâmina d’água seja destinada à criação. Se isto for implantado, inicialmente, nas hidrelétricas de Ilha Solteira, Furnas e Três Marias, o Brasil produziria mais do que o Japão.

Questionado pela ministra sobre a possibilidade da criação de uma comissão permanente para tratar dos assuntos da pesca e aquicultura, Marco Maia ressaltou que é um assunto que precisa ser analisado.

Da Redação/NA

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.