Direitos Humanos

Luta contra desigualdades é um dos maiores desafios, diz ministra

15/02/2011 - 11:32  

A ministra da Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros, destacou entre os desafios da bancada feminina para este ano o enfrentamento da desigualdade racial. Ela lembrou que 2011 foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como Ano Internacional dos Afrodescendentes. “Temos uma tarefa a mais, no sentido de convocar toda a sociedade brasileira para fazer além do que tem sido feito no sentido da promoção da igualdade racial. É um dos desafios mais difíceis. A sociedade tem mudado, mas têm permanecido as desigualdades, sejam as raciais, as de gênero ou as sociais”, disse, em reunião da bancada feminina.

Na agenda da Câmara especificamente, Luiza Bairros recomendou especial atenção à reforma política, no sentido de aumentar a participação das mulheres no setor, reduzindo também a diferença entre mulheres brancas e negras, e às trabalhadoras domésticas. “Essa categoria ainda ocupa no Brasil o maior percentual de mulheres e é formada em sua maioria por mulheres negras”, observou.

Acesso a crédito
No mesmo encontro, a presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, defendeu a criação de instrumentos no País para que as mulheres pobres tenham acesso a recursos financeiros. “Estamos à disposição para que cada vez mais as mulheres conquistem o seu espaço de poder e deixem de vivenciar situações tão dramáticas”, afirmou.

A bancada feminina está reunida no plenário 4.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.