Reguffe quer proibir políticos profissionais
28/01/2011 - 10:24
O deputado mais votado do Distrito Federal, Reguffe (PDT), que teve a preferência de 18,25% do eleitorado (266.465 votos), defende que o Congresso deve ter como prioridade a Reforma Política.
Reguffe aponta entre as mudanças essenciais no atual modelo a proíbição da profissionalização de políticos. Para os cargos executivos, será proibida a reeleição e para o Legislativo será possível apenas uma recondução.
O deputado também defende o voto facultativo. Ele acredita que o voto obrigatório facilita a eleição de candidatos descompromissados e a compra de votos. Outro ponto apontado como prioritário por Reguffe é o voto distrital. Ele acredita que o modelo vai aproximar o eleitor do deputado e estimular maior compromisso político.
O deputado defende o financiamento exclusivamente público de campanha. Isso seria feito pela Justiça Eleitoral. Haveria uma licitação e a gráfica e a produtora de TV que ganhassem ficariam responsáveis por todos as campanhas, que seriam iguais.