Direitos Humanos

Confira a programação completa do Dia da Consciência Negra

18/11/2010 - 14:41  

Exposições

"Mulheres afro-colombianas: herança" - A mostra faz um recorte social e antropológico das raízes africanas na Colômbia, de grande impacto visual. O trabalho da fotógrafa Angèle Essamba, natural de Camarões. A exposição é uma iniciativa da Fundação Palmares.
De 10 de novembro a 02 de dezembro de 2010, das 9 às 17 horas, na sala de exposições do Espaço Cultural Zumbi dos Palmares.

"Pano de Alaká - a tecelagem africana na Bahia" - A exposição apresenta a riqueza estética e ritualística dos panos da costa criados e produzidos na Casa do Alaká, espaço de memória e arte na comunidade-terreiro do Ilê Axé Opô Afonjá, em Salvador, Bahia. A exposição é uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio (CNC).
De 10 de novembro a 22 de dezembro de 2010, das 10 às 15 horas, na galeria do 10º andar do Anexo 4 da Câmara.

"Homenagem à Culinária de Matriz Africana" - Sob a curadoria do antropólogo e museólogo Raul Lody, a mostra destaca o rico patrimônio culinário partilhado entre Brasil e África. O evento é organizado pela Câmara e a Confederação Nacional do Comércio (CNC).
De 10 de novembro a 22 de dezembro de 2010, das 9 às 18 horas, no Espaço Mesa Brasileira - Restaurante Senac - 10º andar do Anexo 4 da Câmara.

"Benin-Bahia: semelhanças" - A mostra sintetiza, em 60 imagens, o espírito da pesquisa antropológica realizada pela italiana Patrícia Giancotti sobre a tradição religiosa e os intercâmbios culturais entre Brasil e Benin.
De 17 a 26 de novembro de 2010, das 9 às 18 horas, no corredor de acesso ao Plenário.

"Carolina vive" - Negra e favelada, a catadora de papéis em São Paulo Carolina de Jesus tinha o hábito de escrever sobre as dificuldades que vivia. Em 1958, o repórter Audálio Dantas descobriu sua história. A mostra traz o diário original, fotos e documentos da escritora que, embora tenha conhecido a fama, morreu muito pobre.
De 22 a 26 de novembro de 2010, das 9h às 18h, no Hall da Taquigrafia - Anexo II Câmara dos Deputados.

Sarau
"O negro no samba de enredo e na cultura brasileira"
Dia 22 de novembro de 2010, às 20 horas, no Teatro Sesc Sílvio Barbato (SCS Qd.02, Edifício Presidente Dutra). O sarau é apresentado pelo Espaço Cultural Zumbi dos Palmares

Reportagem - Rachel Librelon
Edição - Wilson Silveira

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.