Meio ambiente e energia

Deputados baianos defendem implantação do Complexo Porto-Sul

17/06/2010 - 15:08  

Durante a audiência desta quinta-feira na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, os deputados baianos Veloso (PMDB-BA) e Colbert Martins (PMDB-BA) defenderam a implantação do Complexo Porto-Sul, que consideram importante para o desenvolvimento da Bahia.

O complexo de escoamento de minérios – que inclui porto, aeroporto, ferrovia e terminais de carga – deve ser construído no município de Ilhéus, no sul do estado. O empreendimento deve ser instalado em área na região de Ponta da Tulha, na Praia do Norte.

Para Veloso, que foi vereador em Ilhéus, fazer a cidade crescer deve ser prioridade sobre o turismo. “Precisamos ouvir pessoas que são a favor do desenvolvimento da cidade.” Ele sugeriu a realização de audiência pública em Ilhéus com a participação da comunidade.

Comércio internacional
O deputado Colbert Martins também posicionou-se pela execução da obra, desde que observados os parâmetros para proteger o meio ambiente. Para o parlamentar, também deve ser considerada a utilização de outras ferrovias sem descartar a Bahia Sul. “É preciso haver um novo fator de crescimento na região cacaueira. Não podemos perder a oportunidade de nos ligarmos ao comércio internacional”, destacou Colbert Martins.

Representantes do Ibama e do Instituto Chico Mendes, órgãos que também receberam convite para a audiência, não compareceram, assim como a empresa responsável pelo empreendimento (Bramin).

“Infelizmente a ausência de representantes do governo e da empresa impede que se debata o assunto com mais profundidade”, lamentou um dos autores do requerimento, deputado Ricardo Trípoli (PSDB-SP), que vai propor nova audiência.

Reportagem – Rachel Librelon
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.