Cidades e transportes

Frente parlamentar debaterá projeto da Ferrovia Centro-Oeste

18/05/2010 - 08:05  

A Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem vai discutir hoje o projeto Ferrovia Centro-Oeste e sua inserção na logística nacional. A nova ferrovia partirá de Uruaçu (GO), onde terá entroncamento com a Ferrovia Norte-Sul, cruzará o estado de Mato Grosso no sentido leste/oeste e chegará até Vilhena (RO).

As cidades que receberão estações da ferrovia ainda não estão todas definidas. Por esse motivo, a frente parlamentar vai discutir sugestões para o traçado da ferrovia, que terá 1.602 km.

O projeto da ferrovia está previsto na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e será executado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa pública vinculada ao Ministério dos Transportes.

Entre Uruaçu e Lucas do Rio Verde (MT), a ferrovia terá a extensão de 1.004 km. Até o ano de sua conclusão (2014), a previsão de investimentos nesse trecho é de R$ 4,1 bilhões. Já o trecho de 598 km entre Lucas do Rio Verde e Vilhena receberá R$ 2,3 bilhões de investimentos.

A Ferrovia de Integração Centro-Oeste é a primeira parte do projeto de construção da Ferrovia Transcontinental (EF-354), que terá 4.400 km de extensão. A Transcontinental ligará o litoral brasileiro à fronteira com o Peru.

O lançamento do projeto da Ferrovia Centro-Oeste está marcado para as 8h30, no auditório Freitas Nobre. A Frente Parlamentar de Logística de Transportes e Armazenagem é presidida pelo deputado Homero Pereira (PR-MT).

Da Redação/PT

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.