Direitos Humanos

Frente parlamentar contra o aborto lança campanha para as eleições

28/04/2010 - 16:40  

A Frente Parlamentar em Defesa da Vida - Contra o Aborto no Congresso Nacional e o Movimento Nacional da Cidadania pela Vida - Brasil sem Aborto lançaram hoje a campanha "A vida depende do seu voto", durante o 3º Encontro de Legisladores e Governantes pela Vida, realizado na Câmara. O evento foi promovido pela frente parlamentar, que reúne atualmente mais de 200 integrantes.

A presidente do movimento, Lenise Garcia, disse que o objetivo é obter um compromisso contra o aborto, registrado em cartório, dos candidatos ao Executivo e ao Parlamento, nos níveis federal e estadual. Essas informações serão colocadas na internet, repetindo estratégia adotada em 2006 e 2008. Segundo Lenise Garcia, isso é importante porque o aborto tornou-se um tema mundial. "A América Latina vem segurando a 'onda abortista', o que pode permitir ações que façam recuar as leis adotadas em outros países", afirmou.

Vice-presidente da Frente Mundial de Legisladores e Governantes pela Vida, o deputado Luiz Bassuma (PV-BA) destacou a relação da campanha com as eleições, em particular com a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Se o Brasil não legalizou o aborto até hoje, é porque Lula se manifesta pessoalmente contra", disse, ressaltando que, ao mesmo tempo, o presidente autoriza que o governo dê manifestações a favor da descriminalização no País.

"Já a eleição de Dilma Rousseff será um risco, um desastre", afirmou Bassuma, aludindo à ex-ministra-chefe da Casa Civil, candidata do governo à Presidência. O presidente da Frente Parlamentar Evangélica, deputado João Campos (PSDB-GO), citou o candidato do seu partido, principal concorrente da oposição: "Não se trata só da Dilma, é preciso conhecer o que pensam todos os candidatos, inclusive José Serra".

Debate e articulação

Veja trecho da entrevista do deputado Dr. Talmir sobre aborto. Assista à entrevista completa aqui.

O deputado Dr. Talmir Rodrigues (PV-SP), que presidiu a mesa de abertura do encontro, lembrou que o artigo 5º da Constituição assegura o direito à vida. "O deputado Ulysses Guimarães dizia que, para permitir o aborto no Brasil, seria necessário rasgar a Constituição", afirmou Dr. Talmir, citando o presidente da Assembleia Constituinte de 1988, já morto.

Em nome do presidente da Câmara, Michel Temer, o deputado Odair Cunha (PT-MG) disse que a Casa, ao receber o evento, cumpre seu papel de ser um espaço de todos os brasileiros e de discussão de variados temas. Cunha, que é terceiro secretário da Mesa Diretora, ressaltou ainda a importância das frentes parlamentares, cuja atuação evita, segundo ele, o esquecimento de temas importantes.

Estiveram presentes ao encontro representantes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), da Renovação Carismática Católica e da Federação Espírita Brasileira, além de integrantes do Movimento Brasil sem Aborto - que, segundo Lenise Garcia, tem caráter suprapartidário e suprarreligioso -, de organizações não-governamentais e de vereadores.

Reportagem - Ralph Machado
Edição - Regina Céli Assumpção

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.