Saúde

Seguridade exige teste do vírus HTLV em banco de sangue

Não existe cura para o HLTV. O vírus pode causar leucemia e é transmitido da mesma forma que o HIV.

14/04/2010 - 15:49  

J.Batista
Saraiva Felipe: como não existe cura para o HTLV, todos os esforços devem ser feitos para prevenir sua transmissão.

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Lei 3556/08, do deputado Vital do Rêgo Filho (PMDB-PB), que exige o teste, em doadores de sangue, para averiguar a presença do virus t-linfotrópico humano (HTLV).

O HTLV pertence à família dos retrovírus (a mesma do HIV). Ele costuma infectar os linfócitos (agentes do sistema de defesa imunológica do organismo) e pode propiciar uma série de doenças, entre elas a leucemia.

O relator, deputado Saraiva Felipe (PMDB-MG), recomendou a aprovação do projeto. "Como sabemos, não existe cura para a infecção por HTLV, e portanto todos os esforços devem ser feitos para prevenir sua transmissão, que ocorre pelas mesmas formas que o HIV", conclui.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivoRito de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo. O projeto perderá esse caráter em duas situações: - se houver parecer divergente entre as comissões (rejeição por uma, aprovação por outra); - se, depois de aprovado pelas comissões, houver recurso contra esse rito assinado por 51 deputados (10% do total). Nos dois casos, o projeto precisará ser votado pelo Plenário., seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Da Redação/ PR

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 3556/2008

Íntegra da proposta