Reajuste de aposentadorias não vai ultrapassar 7%, diz Vaccarezza
12/04/2010 - 17:57
O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou nesta segunda-feira que o reajuste das aposentadorias de valor acima de um salário mínimo será de, no máximo, 7%. Se não houver acordo no Congresso, diz ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá vetar um eventual reajuste maior.
Na semana passada, no Senado, governistas e representantes dos aposentados teriam concordado com um índice de 7,7%, mas, segundo o líder, o governo desconhece essa negociação.
Relator da Medida Provisória 475/09, que prevê a correção, Vaccarezza afirma que, se não houver acordo em torno dos 7%, vai prevalecer o índice previsto em seu relatório, de 6,14%.
“Vou explicar para a base que fizemos um esforço imenso para chegar nos 7%”, disse. “O governo já deu o máximo que poderia dar. E tenho certeza de que os aposentados estão satisfeitos com o aumento, porque nenhuma empresa deu isso."
De acordo com Vaccarezza, a aprovação dos 7% dependerá da base governista. “O deputado que extrapolar o índice possível para o governo tem que ter consciência de que está fazendo demagogia e coisas eleitoreiras”, afirmou. Ele defende que a votação ocorra nesta semana, mesmo com risco de o texto ser rejeitado em plenário.
Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição – Daniella Cronemberger