Política e Administração Pública

Presidente destaca as aprovações mais importantes do ano

17/12/2009 - 18:24  

Entre as propostas mais importantes aprovadas pela Câmara em 2009, Temer destacou a Política Nacional sobre Mudança do Clima, que centralizou os argumentos brasileiros para defender metas de redução de emissões na reunião sobre o assunto, em Copenhague.

As medidas anticrise também foram ressaltadas. Temer disse que não se pode esquecer que o ano começou com a grave ameaça de uma crise financeira que causaria recessão mundial. Em sua opinião, o Legislativo e o Executivo foram muito rápidos ao contornar essa crise. O presidente avalia que governistas e a oposição deixaram de lado suas disputas para agir no combate à crise.

"Há quem os critique, mas os deputados são tão competentes em sua atividade que quando surge uma questão que interessa globalmente ao Brasil, não há situação nem oposição, os deputados agem juntos. Pode haver divergências de teses, mas todos agiram em conjunto para retirar o País de uma eventual crise mais séria", disse.

O fim das desvinculações de recursos da União (DRU) para a área de educação também foi mencionada, e Temer lembrou que a Câmara fez uma "doação" de R$ 80 milhões economizados em seu orçamento para programas de educação básica do Ministério da Educação.

Transparência
O presidente também comentou as críticas e denúncias feitas no começo do ano quanto ao uso indevido de verbas por parlamentares. Para ele, a consequência foi positiva porque levou à transparência absoluta. Todas as despesas dos parlamentares são registradas na internet.

"E há um fato curioso, essa nova transparência começou em abril, e havia uma insinuação de que os gastos cairiam muito, mas com as notas fiscais em aberto os gastos foram os mesmos de fevereiro e março, mostrando que os parlamentares agiam com lisura", disse.

Reportagem - Marcello Larcher
Edição - Newton Araújo

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.