Educação, cultura e esportes

Instalada comissão que vai tratar de tempo integral nas escolas

10/12/2009 - 18:35  

A Câmara instalou na quarta-feira (9) a Comissão Especial do Tempo Integral nas Escolas Públicas, que vai analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 134/07. Entre outros assuntos, a PEC prevê a adoção do regime escolar de oito horas diárias.

Durante a reunião foi eleito o presidente da comissão, deputado Nilson Mourão (PT-AC), e indicada a relatora, deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO).

Para a relatora, o Brasil vive hoje um desafio para ter uma educação de qualidade, “o que só vai acontecer quando se integrar uma série de ações relacionadas à infraestrutura, à carreira do professor, à participação da sociedade e à qualidade dos materiais utilizados”.

Ainda de acordo com Raquel Teixeira, essa qualidade só será possível com a mudança na carga horária dos alunos. “Por melhor que sejam as instalações e os professores, quatro horas de aula por dia é um tempo insuficiente, existe a ausência dos alunos e professores, além de comemorações que acabam com as aulas”, disse.

Salas prontas
Ela observou que é viável estender as horas de aula sem ter que construir prédios para abrigar os alunos, já que o País está conseguindo combater a repetência e a evasão escolar. “Temos um número real de alunos e salas prontas para recebê-los, existem escolas com déficit de estudantes.”

A relatora ainda ressaltou que não se pode falar em qualidade da educação sem pensar no piso salarial dos professores. “Essa é a oportunidade para valorizar a profissão”, destacou.

A próxima reunião da comissão está marcada para terça-feira (15), às 15 horas. O local ainda não está definido.

Da Redação/ RCA
Colaboração - Laís Braz

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 134/2007

Íntegra da proposta