Consumidor

Defesa do Consumidor ouvirá ministro sobre causas do apagão

25/11/2009 - 16:16  

A Comissão de Defesa do Consumidor vai convidar o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para prestar esclarecimento sobre o apagão elétrico que ocorreu no dia 10 de novembro em 18 estados. Aprovada nesta quarta-feira, a audiência pública proposta pelo deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP) ainda não tem data marcada.

Para Carlos Sampaio, as explicações iniciais das autoridades responsáveis foram imprecisas e contraditórias, “ora dizendo que o apagão ocorreu de falha na operação, ora dizendo que o colapso foi consequência de problemas em linhas de transmissão de energia elétrica”. Na opinião do deputado, é necessário conhecer as causas dessa pane para que os consumidores lesados possam buscar as indenizações devidas.

Além disso, disse o deputado, conhecer com profundidade os motivos do apagão permitirá ao Congresso aperfeiçoar as leias que regulamentam o setor para evitar novas panes. Ele lembrou que além de afetar a vida dos brasileiros, a pane de energia prejudicou os paraguaios.

Convidados
Além do ministro, a comissão convidará  o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Nelson José Hübner Moreira; o presidente do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp; o diretor-presidente de Furnas Centrais Elétricas, Carlos Nadalutti Filho; e coordenador do Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (Inpe), Osmar Pinto Júnior.

Da Redação/ RCA
Colaboração - Laís Braz

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.