Relações exteriores

Deputados do PSDB fazem protesto durante visita

23/11/2009 - 20:32  

Durante toda a permanência da comitiva iraniana no Congresso, os deputados do PSDB Marcelo Itagiba (RJ) e Zenaldo Coutinho (PA) usaram apitos e estenderam uma faixa com a frase “Holocausto nunca mais”, em protesto contra a presença do presidente do Irã no Brasil.

Para Marcelo Itagiba, a visita de Ahmadinejad causa vergonha ao Brasil, “principalmente porque o País deu um passo decisivo para a existência do Estado de Israel após o extermínio de mais de 6 milhões de pessoas. Ter relações com pessoas como essas não interessa ao País”, avaliou.

Marcelo Itagiba é autor de projeto (PL 987/07) que prevê prisão de até três anos para quem negar o Holocausto. O deputado estava acompanhado de Ben Abraham, um sobrevivente do massacre contra os judeus. Aos 84 anos, o polonês naturalizado brasileiro estava indignado por ver Mahmoud Ahmadinejad ser recebido no Brasil com honras de chefe de Estado. “Eu passei cinco anos e meio nos campos de concentração nazista. Vem um homem dizer que não teve Holocausto? Eu vi câmaras de gás trabalhando dia e noite. Eu vi as chaminés dos crematórios jorrando fumaça negras, senti nas minhas narinas o cheiro de carne queimada. Agora vem esse indivíduo dizer que não houve Holocausto?” Ben Abraham é vice-presidente da Associação Mundial de Sobreviventes do Nazismo.

Reportagem – Alexandre Pôrto/Rádio Câmara
Edição – Paulo Cesar Santos

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.