Agropecuária

Câmara rejeita exigência de área igual para biodiesel e alimentos

30/10/2009 - 19:05  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural rejeitou na quarta-feira (28) o Projeto de Lei 3508/08, do deputado Cleber Verde (PRB-MA), que obriga o produtor rural a plantar um hectare de alimentos a cada hectare que cultivar com lavouras destinadas à produção de biodiesel. O objetivo é preservar o equilíbrio entre a produção de alimentos e a produção de energia originária da biomassa.

O relator na comissão, deputado Alfredo Kaefer (PSDB-PR), apresentou parecer contrário à proposta. Ele explica que o projeto foi apresentado na época em que houve "explosão" do preço do petróleo e elevação dos preços dos alimentos, sintomas de escassez das duas categorias de produtos. "Parecia, então, que a demanda exacerbada por biocombustíveis poderia por em risco o suprimento de alimentos em escala global. Poucos meses depois, eclodiu a crise financeira e o que se viu foi a dramática redução tanto do preço do petróleo quanto dos preços dos alimentos", lembra.

Lei de mercado
Kaefer acrescenta que é função do mercado alocar recursos, e que a medida prevista no projeto acabaria por dar lugar a controles burocráticos e rígidos, na base de um por um. "Trata-se, pois, de uma medida dramática, profunda. E por quê? – Por causa de uma crise conjuntural, passageira", assinala.

Ainda de acordo com o relator, os custos econômicos e a ineficiência que decorreriam da aprovação de tal projeto seriam incomensuráveis. Ele questiona se faz sentido obrigar o agricultor a produzir algo que lhe dê prejuízo e lembra que neste País não se pode obrigar alguém a produzir contra a própria vontade. "A produção agrícola utiliza recursos humanos, capital, recursos naturais e tantos outros. Produzir além daquilo que os consumidores desejam é desperdiçar todos esses recursos. Ora, deixar que recursos escorram pelo ralo não é maneira de se promover o progresso, nem de resolver problemas", afirma.

O deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) foi o único parlamentar a votar a favor do projeto na comissão.

Tramitação
A Comissão de Minas e Energia já havia votado contra o projeto. Com a rejeição por parte das duas comissões de mérito, se não houver recurso, o projeto será encaminhado para o arquivamento.

Notícias relacionadas:
Comissão rejeita exigência de área igual para alimentos e biodiesel
Frente parlamentar defende ampliação do uso do biodiesel
Comissão rejeita cotas regionais para o biocombustível
Comissão aprova desoneração de biodiesel para consumo próprio

Reportagem - Juliano Pires
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Íntegra da proposta