Agropecuária

Comissão susta cobrança por medidor de energia de consumidor rural

22/10/2009 - 16:51  

A Comissão de Minas e Energia aprovou nesta quarta-feira a sustação de artigo de resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que obriga os consumidores rurais de projetos de irrigação e aquicultura a pagar pela instalação dos equipamentos de medição e controle da energia.

A medida foi proposta pelo deputado Betinho Rosado (DEM-RN) por meio do Projeto de Decreto Legislativo (PDC) 411/07, que contesta dispositivo da Resolução 207/06 da Aneel.

O relator, deputado Alexandre Santos (PMDB-RJ) apresentou parecer favorável à proposta. Ele destacou que a própria Aneel determinou em uma resolução de 2000 que a regra geral dos serviços de eletricidade é que a concessionária arque com os custos de instalação dos medidores. A exceção feita para a irrigação e aquicultura, segundo ele, dificulta o desenvolvimento destas atividades no País.

Custo significativo
"Os produtores rurais, especialmente os pequenos agricultores, são geralmente descapitalizados e o custo do medidor, que, segundo a Aneel, é de cerca de mil reais, representa um dispêndio significativo", disse Santos.

O relator lembrou que os produtores rurais que exploram a agricultura irrigada e a aquicultura possuem desconto na tarifa de energia, segundo determina a Lei 10.438/02. Na sua opinião, a cobrança dos medidores vai de encontro ao espírito da lei, que procurou estimular as duas atividades no País.

Tramitação
O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, será votado pelo Plenário.

Notícias relacionadas:
Comissão vai discutir erro de cálculo de reajuste de energia
CPI vai pedir devolução de tarifa excedente de energia elétrica
Projeto prorroga concessões da área de energia por mais 20 anos
Comissão especial aprova ampliação da tarifa social de energia

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PDC 411/2007

Íntegra da proposta