Política e Administração Pública

Finanças autoriza doações do Brasil ao combate de doenças

19/10/2009 - 15:57  

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou na quarta-feira (14) a autorização para que o governo do Brasil possa doar recursos para organismos internacionais de combate a doenças infecto-contagiosas.

A medida foi proposta pelo Poder Executivo no Projeto de Lei 6751/06, que recebeu parecer favorável do relator, deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). O parecer analisou apenas o aspecto orçamentário da proposta, não entrando no mérito.

Segundo Hauly, as doações são de pequeno valor e não provocam impacto significativo nas contas públicas. Ele lembrou que o Ministério das Relações Exteriores já fez diversos pronunciamentos a favor do projeto, que consolidará a integração do Brasil no cenário internacional.

Vacinas
O texto aprovado é o mesmo que saiu da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Segundo ele, o Brasil poderá doar 20 milhões de dólares à Aliança Global para Vacinas e Imunização (Gavi, na sigla em inglês) ao longo de vinte anos, para financiar ações de vacinação e imunização em países de baixa renda.

A Aliança Global é uma organização fundada em 2000, com apoio de instituições governamentais e recursos privados, e tem por objetivo massificar o acesso a vacinas e novas terapias.

O texto determina ainda que o País poderá fazer doações anuais à Central Internacional para Compra de Medicamentos (Unitaid, na sigla em inglês), ação internacional da qual o Brasil é membro fundador, que busca disseminar o tratamento para a HIV/Aids, malária e tuberculose.

A doação será equivalente a dois dólares por passageiro que embarcar em avião no Brasil com destino ao exterior, à exceção dos passageiros em trânsito pelo País.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e, em 2006, foi aprovado, pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio. Em 2007, foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional. Agora será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Câmara aprova recursos de remédios para países pobres
Trabalho aprova doação de aviões do tipo Tucano para o Paraguai
Grupo pede a Temer rapidez em projeto de doação à Faixa de Gaza
Câmara aprova doação de terreno para a embaixada palestina
Câmara aprova doação para combater Aids em Moçambique
CCJ aprova combate integrado à malária em países da CPLP
Câmara aprova doação de R$ 25 milhões para a Palestina
CCJ aprova doação para fundo ambiental internacional
Câmara rejeita doação a pequeno produtor de vacinas contra aftosa

Reportagem - Janary Júnior
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 6751/2006

Íntegra da proposta