Política e Administração Pública

CCJ aprova proposta de fiscalização de royalties de petróleo

17/09/2009 - 18:21  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou hoje a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 80/07, do deputado Geraldo Pudim (PMDB-RJ), que determina a fiscalização e o acompanhamento da utilização dos royalties pela exploração de petróleo, gás natural, recursos hídricos para fins de geração de energia elétrica e de outros recursos minerais.

Pelo texto aprovado, a fiscalização será exercida pelos Tribunais de Contas dos Estados e do Distrito Federal. A proposta prevê ainda a criação de fóruns sociais, no âmbito de cada estado ou município beneficiário dos royalties, que seriam co-responsáveis pela fiscalização.

O relator na CCJ, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ajustou o texto às exigências constitucionais determinando que esses fóruns apenas assessorem os Tribunais de Contas na fiscalização.

O objetivo de Pudim com a proposta é que esses fóruns, integrados por representantes do poder público e de entidades da sociedade civil, possam "zelar pelo bom emprego dos recursos". Ele argumenta que a Constituição não diz em que esses recursos devem ser empregados, o que tem gerado distorções e desmandos. "Os recursos são utilizados em praticamente todo tipo de finalidade, exceto naquelas para as quais eles efetivamente deveriam estar sendo destinados, ou seja, as necessidades sociais básicas", disse.

A PEC será analisada agora por uma comissão especial a ser criada especificamente para esse fim. Depois, segue para o Plenário, onde precisa ser votada em dois turnos.
Saiba mais sobre a tramitação de PECs

Notícias relacionadas:
Governo poderá enviar projeto sobre royalties do pré-sal
Comissão aprova auditoria do TCU em repasses de royalties pela ANP
Comissão vai fiscalizar partilha de royalties de petróleo

Reportagem - Geórgia Moraes
Edição - Regina Céli Assumpção

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PEC 80/2007

Íntegra da proposta