Cidades e transportes

Sindicato alerta para situação precária de aeroportos brasileiros

02/09/2009 - 19:52  

O presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), José Roberto Bernasconi, disse nesta quarta-feira ser preocupante a situação dos aeroportos brasileiros, principal porta de entrada dos cerca 800 mil visitantes esperados para a Copa do Mundo de 2014.

Durante palestra na 10ª Conferência das Cidades, promovida pela Comissão de Desenvolvimento Urbano, Bernasconi fez um alerta: o tempo está passando e poucas coisas estão sendo feitas.

"A Infraero hoje não tem condições de fazer tudo que tem de ser feito a tempo de ficar pronto para 2014. Então, é uma questão urgente definir-se e superar o nó institucional", ressalta o engenheiro.

O representante do sindicato que reúne mais de 10 mil empresas de engenharia e arquitetura de todo País questiona como serão feitas as reformas necessárias. "Se o Poder Público sozinho não dá conta de tudo, ele pode fazer via privatização, parceria público-privada ou concessões. É preciso que este debate se conclua e se tome uma decisão."

Planejamento
Ele observou que, além dos aeroportos, os terminais rodoviários e portuários também não estão em condições de atender o volume da demanda. Em relação às obras necessárias para a realização da copa, Bernasconi foi mais otimista, mas destacou a necessidade de planejamento.

"O projeto de engenharia somado com o de arquitetura define completamente o equipamento. Dá todas as quantidades de materiais e serviços, as especificações técnicas e o orçamento, quer dizer, quanto vai custar a obra e em quanto tempo ela ficará pronta", observa.

Segundo ele, com o projeto de engenharia completo na mão, o administrador, seja de recursos públicos ou privados, "pode gerenciar aquilo com competência, com segurança."

Questão preocupante
Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, o deputado Eduardo Sciarra (DEM/PR), também está preocupado com a falta de planejamento em relação à copa. "Nós temos uma oportunidade única de promover mudanças importantes na nossa infraestrutura urbana, na segurança pública, na melhoria da qualidade do meio ambiente e, nisso, me parece, que estamos um pouco atrasados", comenta.

40 bilhões de pessoas
Para a Copa de 2014 estão previstos 64 jogos em 12 sedes. O evento deverá ser acompanhado pela TV por 40 bilhões de pessoas. Na copa da Alemanha, 27 bilhões assistiram pela TV, 3 milhões estiveram presentes nos estádios e 18 milhões acompanharam os jogos em telões instalados em praças, as chamadas Fans-Fests. O faturamento da Federação Internacional das Associações de Futebol (Fifa) ultrapassou 8 bilhões de euros, cerca de 21 bilhões de reais.

Continua:
Prefeito defende inclusão de transportes públicos na cesta básica
Conferência premia municípios com boa mobilidade urbana
Relatora defende aprovação de política de mobilidade urbana

Notícias relacionadas:
Especialistas: mobilidade depende da gestão do transporte público
Ministro anuncia programa de aceleração da mobilidade urbana
Deputados criticam déficit de mobilidade nos centros urbanos
Conferência aponta ordenamento territorial urbano como prioridade
Sustentabilidade urbana depende da área rural, diz professor
Conferência destaca falha na aplicação da reforma urbana
Cidades encolhem, periferias aumentam, diz conferencista
Conferência defende cumprimento do Estatuto da Cidade
Cartilha ensina prefeitura a tornar cidade mais acessível
Especialistas defendem projeto de regularização urbana

Reportagem – Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.