Agropecuária

Agricultura amplia o alcance de fundo de garantia de safra

20/08/2009 - 18:19  

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quarta-feira (19) o Projeto de Lei 5237/09, do Senado, que inclui entre os beneficiários do Fundo Garantia-Safra os proprietários rurais que formalizarem contratos com agricultores familiares. Eles terão esse direito uma única vez por safra, quando houver calamidade pública ou situação de emergência.

O relator, deputado Nelson Meurer (PP-PR), recomendou a aprovação da matéria. Segundo ele, o objetivo da proposta é garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios na área da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), sistematicamente sujeitos a perdas de safra por causa da estiagem ou do excesso de chuvas.

"Em situações de calamidade, nada mais justo do que essa extensão do benefício", disse o relator, acrescentando que a parceria com agricultores familiares "contribui para formar um contexto harmônico e de convivência pacífica".

Menos burocracia
Além disso, o relator assinalou que a medida simplifica a adesão ao benefício do Fundo Garantia-Safra por meio de condomínios e consórcios, "prática que contribui para reduzir os custos de adesão e desburocratiza o acesso dos agricultores familiares do semi-árido".

Da iniciativa do senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), o projeto exclui do benefício o agricultor representado pelo consórcio ou condomínio que não cumprir as condições de enquadramento.

Tramitação
O projeto segue, em caráter conclusivo, para as comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Deputado quer definição de recursos do `fundo de catástrofe`

Reportagem – Luiz Claudio Pinheiro
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.