Política e Administração Pública

Câmara aprova oito canais de TV digital para emissoras públicas

13/08/2009 - 19:14  

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) aprovou na terça-feira (11) a destinação de oito canais abertos de televisão digital (na faixa de seis megahertz) para as emissoras públicas controladas pela Câmara, Senado, Supremo Tribunal Federal (STF) e Poder Executivo, que ficará com quatro frequências.

Como a proposta tramita em caráter conclusivo, ela será encaminhada diretamente ao Senado se não houver recurso para a sua análise no Plenário da Câmara.

Os canais do Executivo serão distribuídos para a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e os ministérios da Educação, da Cultura e das Comunicações. Eles terão que exibir programação relacionada à sua área de atuação. No caso da pasta da Comunicação, o canal poderá ter programação de comunidades locais.

Substitutivo
A proposta é a mesma que foi aprovada em outubro do ano passado, na forma de um substitutivo ao Projeto de Lei 277/07, na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.

O substitutivo foi apresentado pelo deputado licenciado Jorge Bittar (PT-RJ), com base no projeto principal – do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE) – e em outros três apensados (PLs 837/07, 2363/07 e 3104/08). Na CCJ, o substitutivo recebeu parecer favorável do relator, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que analisou apenas a legalidade da proposta.

Operação
Segundo a proposta, os oito novos canais digitais serão operados pelas instituições diretamente ou por meio de terceirização. As emissoras poderão operar nas modalidades de monoprogramação (quando oferecem apenas uma programação de sons e imagens por vez) ou de multiprogramação.

O texto permite ainda que as TVs Câmara e Senado criem a Rede Legislativa de Televisão, com a participação das emissoras dos Legislativos estaduais e municipais.

Notícias relacionadas:
Ciência e Tecnologia aprova canais digitais para TVs públicas

Reportagem – Janary Júnior
Edição – João Pitella Junior

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 277/2007

Íntegra da proposta