Vicentinho defende redução da jornada máxima de trabalho
30/06/2009 - 14:50
O deputado Vicentinho (PT-SP) está fazendo a defesa, neste momento, do seu parecer favorável à redução da jornada máxima de trabalho de 44 para 40 horas semanais. Ele é o relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, em tramitação há 14 anos no Congresso Nacional.
A comissão especial que analisa a PEC está reunida no Auditório Nereu Ramos. O local está lotado por representantes de todas as centrais sindicais em atividade no Brasil. No ano passado, as centrais coletaram 2 milhões de assinaturas em todo o País, em defesa da redução da jornada, que foram entregues ao Congresso Nacional.
Pouco impacto
A última redução do período semanal de trabalho ocorrida no País foi na Constituição de 1988, quando a jornada foi reduzida de 48h para 44 horas. Para Vicentinho, a redução da jornada terá pouco impacto nas empresas, pois a média da duração do trabalho no País já é inferior às 44 horas previstas na Constituição.
Além disso, o parlamentar afirma que, segundo dados do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a carga de 40 horas semanais, seguida da manutenção do patamar salarial, significará um crescimento de apenas 1,99% no custo da produção. Reportagem - Idhelene Macedo/Rádio Câmara
Edição - Newton Araújo
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br