Trabalho, Previdência e Assistência

Finanças corta IPI de carro do Mercosul comprado por taxista

25/06/2009 - 15:07  

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) aprovou na quarta-feira (24) a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) importados de países do Mercosul para taxistas e pessoas com deficiência física até 31 de dezembro deste ano, medida prevista no Projeto de Lei 2896/08, do Poder Executivo.

O relator da matéria na comissão, deputado Antonio Palocci (PT-SP), avalia que a proposta "elimina as assimetrias de tratamento tributário entre veículos nacionais e os produzidos nos demais países integrantes do Mercosul", já que apenas os primeiros gozam de isenção de IPI quando adquiridos por taxistas ou por pessoas com deficiência.

Estímulo à concorrência
Para Palocci, o projeto "fortalece o Mercosul, estimula a concorrência e beneficia o consumidor. O relator, porém, rejeitou as emendas aprovadas na Comissão de Desenvolvimento Econômico.

Uma prorroga a isenção para 31 de dezembro de 2011. A segunda emenda explicita que produtos necessários à adaptação dos veículos adquiridos para esses veículos importados também terão isenção.

Palloci alegou que a primeira emenda gera perda de receita sem indicar fonte de compensação financeira, ao passo que a segunda seria "redundante", já que a regra pretendida está contemplada no projeto. Portanto, prevaleceu na comissão a versão original.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias relacionadas:
Comissão aprova isenção de IPI na compra de veículos do Mercosul
Representação no Parlasul pede regularização de `brasiguaios`
Comissão do Mercosul aprova livre comércio com Israel
CCJ aprova visto gratuito para estudante e professor no Mercosul
Comissão do Mercosul aprova doação de aviões ao Paraguai

Reportagem - Edvaldo Fernandes
Edição - Newton Araújo

(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)

Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara Notícias'.


Sua opinião sobre: PL 2896/2008

Íntegra da proposta