Deputados defendem energia nuclear como alternativa
16/06/2009 - 18:09
Na audiência pública promovida pela Comissão de Minas e Energia para discutir a regulação do setor nuclear brasileiro, o deputado Márcio Junqueira (DEM-RR) defendeu a exploração da energia nuclear e criticou a organização não-governamental estrangeira Greenpeace, que anunciou que haveria contaminação por urânio em uma área restrita do município de Caetité.
Essa suposta contaminação foi desmentida por testes do Ibama, como relatou a responsável-técnica da área nuclear do instituto, Sandra Miano, mas provocou alarde nos meios de comunicação e na comunidade da região. "Gostaria de saber se esses irresponsáveis preferiam que estivéssemos usando combustíveis fósseis. Será que eles descumprem as leis e invadem áreas restritas também na França ou será que lá eles têm menos espaço para esse tipo de atitude leviana?", questionou Márcio Junqueira.
O deputado Eduardo Valverde (PT-RO) lembra que mesmo países como o Brasil, com grande quantidade de recursos limpos (como etanol, hidrelétricas, energia solar e eólica), não conseguem se manter apenas com esse tipo de recurso. "Se a energia nuclear não é a ideal, muito piores são as opções que hoje temos para ela, como os combustíveis fósseis, por exemplo", explica. Ele acrescenta que, se utilizada com os devidos cuidados e a tecnologia mais moderna, a energia nuclear é a de menor impacto. Reportagem - Juliano Pires
Edição - Patricia Roedel
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura `Agência Câmara`)
Agência Câmara
Tel. (61) 3216.1851/3216.1852
Fax. (61) 3216.1856
E-mail:agencia@camara.gov.br